quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

           DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

              Como logo está instituído na sociedade, o aprendizado escolar é um dos alicerces do avanço profissional. Sabemos que muitas pessoas encontram- se afetadas com o aprendizado, nos diversos graus e pelas mais variadas causas.
            Em um país aonde o índice de reprovação escolar chega há limites avaliados injustificáveis, as dificuldades de aprendizagem compõem um dos temas mais abordados na atualidade, não se preocupando apenas com a criança que não aprende, mas também com todo o sistema que envolve essa educação.
         A aprendizagem e a construção do conhecimento são procedimentos naturais e automáticos do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim, a sua sobrevivência. Existindo uma interação entre o que se ensina e o que se assimila, desenvolvendo competências e habilidades como a de memorização, compreensão, aplicação, e avaliação, a dificuldade em adquirir essa aprendizagem é o que caracteriza a dificuldade de aprendizagem.

         O termo dificuldade de aprendizagem começou a ser usado na década de 60 e até hoje - na maioria das vezes - é misturado por pais e professores como uma ingênua desatenção em sala de aula ou “espírito bagunceiro” das crianças. Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança. A partir dessa suposição, lança-se um desafio ainda maior para a instituição de ensino no sentido de avaliar a interação do professor com a criança de forma a aperfeiçoar as condições pedagógicas que facilitem a aprendizagem. É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, advertindo se são momentâneas ou se prosseguem há algum tempo.

           A Dificuldade de aprendizagem é um tipo de confusão pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em ganhar e acionar informações, tornando difícil para a criança o seu aprendizado. Esse processo está focalizado no indivíduo que não contrapõe ao desenvolvimento que se poderia supor e esperar do seu potencial intelectual e, por essa circunstância específica cognitiva da aprendizagem, ele tende a proporcionar desempenhos abaixo do esperado.
            As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, entre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
          Embora essa dificuldade não seja referente do nível de inteligência, as crianças têm dificuldades em cumprir funções ou habilidades específicas, ou em concluir tarefas. Essas crianças não podem ser curados ou melhorados, uma vez que o problema é crônico  ou seja, para toda a vida. Contudo, com o apoio e intervenções adequados esses mesmos indivíduos podem ter sucesso escolar e continuar a progredir.
.            Essas dificuldades podem ser avaliadas como algo que absorve uma diversidade de problemas educacionais. Desta forma, frequentemente este termo é mal interpretado, em parte devido às várias definições que lhe foram atribuídas. O estudo em questão representa um campo bastante amplo e complexo, que abrange fatores sócio-culturais, econômicos, pedagógicos, psicológicos e familiares.
              É relevante a compreensão das dificuldades de aprendizagem tanto no nível escolar, bem como no nível familiar. Em todos os níveis, a melhor compreensão das dificuldades apresentadas pela criança auxilia o processo de viabilização de soluções.  No entanto, há de se perceber a interligação que deve existir entre escola e família, pois juntas poderão reconhecer e trabalhar as dificuldades de maneira a modificar o quadro que se apresente. Ainda é necessário ressaltar que muitas das vezes o problema de dificuldade de aprendizagem não se encontra no aluno, mas sim no ensino inapropriado de um sistema educacional.


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