DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Como logo está instituído na sociedade, o
aprendizado escolar é um dos alicerces do avanço profissional. Sabemos que
muitas pessoas encontram- se afetadas com o aprendizado, nos diversos graus e
pelas mais variadas causas.
Em um país
aonde o índice de reprovação escolar chega há limites avaliados
injustificáveis, as dificuldades de aprendizagem compõem um dos temas mais
abordados na atualidade, não se preocupando apenas com a criança que não
aprende, mas também com todo o sistema que envolve essa educação.
A aprendizagem e a construção do conhecimento
são procedimentos naturais e automáticos do ser humano que desde muito cedo
aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim, a sua sobrevivência.
Existindo uma interação entre o que se ensina e o que se
assimila, desenvolvendo competências e habilidades como a de memorização,
compreensão, aplicação, e avaliação, a dificuldade em adquirir essa
aprendizagem é o que caracteriza a dificuldade de aprendizagem.
O termo dificuldade de aprendizagem
começou a ser usado na década de 60 e até hoje - na maioria das vezes - é
misturado por pais e professores como uma ingênua desatenção em sala de aula ou
“espírito bagunceiro” das crianças. Na maioria dos
casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma
dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao
desenvolvimento e ao comportamento da criança. A partir dessa suposição,
lança-se um desafio ainda maior para a instituição de ensino no sentido de avaliar
a interação do professor com a criança de forma a aperfeiçoar as condições
pedagógicas que facilitem a aprendizagem. É importante que todos os envolvidos
no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, advertindo se são
momentâneas ou se prosseguem há algum tempo.
A Dificuldade de aprendizagem é um tipo de confusão pela qual um indivíduo apresenta
dificuldades em aprender efetivamente. A
desordem afeta a capacidade do cérebro em ganhar e acionar informações, tornando difícil
para a criança o seu aprendizado. Esse processo está focalizado no indivíduo que não contrapõe ao
desenvolvimento que se poderia supor e esperar do seu potencial intelectual e,
por essa circunstância específica cognitiva da aprendizagem, ele tende a proporcionar
desempenhos abaixo do esperado.
As dificuldades podem advir de fatores
orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de
auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão
associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, entre
outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
Embora essa
dificuldade não seja referente do nível de inteligência,
as crianças têm dificuldades em cumprir funções ou habilidades específicas, ou
em concluir tarefas. Essas crianças não podem ser curados ou melhorados, uma
vez que o problema é crônico ou seja, para toda a vida. Contudo, com o apoio e
intervenções adequados esses mesmos indivíduos podem ter sucesso
escolar e continuar a progredir.
. Essas dificuldades podem ser avaliadas
como algo que absorve uma diversidade de problemas educacionais. Desta forma, frequentemente
este termo é mal interpretado, em parte devido às várias definições que lhe
foram atribuídas. O estudo em questão representa um campo bastante amplo e
complexo, que abrange fatores sócio-culturais, econômicos, pedagógicos,
psicológicos e familiares.
É relevante a compreensão das
dificuldades de aprendizagem tanto no nível escolar, bem como no nível
familiar. Em todos os níveis, a melhor compreensão das dificuldades
apresentadas pela criança auxilia o processo de viabilização de soluções. No entanto, há de se perceber a interligação
que deve existir entre escola e família, pois juntas poderão reconhecer e
trabalhar as dificuldades de maneira a modificar o quadro que se apresente.
Ainda é necessário ressaltar que muitas das vezes o problema de dificuldade de
aprendizagem não se encontra no aluno, mas sim no ensino inapropriado de um
sistema educacional.
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